segunda-feira, 24 de maio de 2010

A copa do mundo na África terá o mesmo brilho e sucesso que as demais?

Apesar de a África do Sul possuir sozinha 1/5 do PIB de toda África e esse estar em expansão constante, o Continente Africano é o mais pobre de todo do mundo, onde estão quase 2/3 dos portadores de HIV do planeta e habitado por quase 80% de uma população negra. Primeiro contraste.
Esse mesmo país que faz parte do continente mais pobre de todos abrigará o requinte de uma copa do mundo, o evento mais esperado por todas as nações e o de maior porte. Segundo contraste.
Daí vem o “glamour” que a copa clama. O dinheiro que a FIFA receberá é de US$ 110 milhões só com as vendas dos camarotes, menos da metade que o adquirido na Alemanha em 2006 US$ 250 milhões. Mesmo com essa queda por preconceito, não deixa de ser dinheiro demais.
A desigualdade social no mundo é muito forte. A distribuição de dinheiro não deveria ser chamada de distribuição e sim de concentração monetária. Quem mais precisa de condições dignas de sobrevivência que o povo africano? Será que seria a FIFA? Não mesmo.
O brilho a copa terá. Quase tudo com muito dinheiro brilha. O Brasil ficará áureo e a copa nem aqui será, imaginemos então lá. Brilhará e muito, mesmo com todo o preconceito que a África carrega consigo. Mas o brilho ofuscante da copa, pra os olhos de pessoas não apenas humanas, porém providas de humanidade brilhará de outra forma: como os olhos entristecidos de uma população necessitada e esquecida não só em época de Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário